Famosas em boa forma. Ah, tá!

Convido vocês a lerem essa reportagem aqui.

Sempre achei o fim da picada aquelas famosas dando suas desculpas para suas “desnecesáreas” em revistas de fofoca, e queria morrer quando via na capa de alguma revista a famosa toda lindona, malhada, magérrima e trabalhando, apenas 2 meses após o nascimento do bebê (porque parto é uma coisa, cirurgia é outra).

Sei que muita gente deve estar pensando que eu sou invejosa, mas não me dá vontade de “morrer” de inveja da forma física das famosas. Não é disso que estou falando.

Também dá raiva, afinal são poucas as mulheres que voltam ao peso e ao corpo que tinham antes da gestação em curto espaço de tempo e sem esforço (não é o caso de famosas que se matam com 2 semanas de cesárea), mas conheço algumas que não fazem nada e voltam ao normal como se nada tivesse acontecido.

Mas dá raiva pois uma famosa dessas faz declarações de que dá conta de tudo e mais um pouco, assim que sai do hotel da maternidade, mas o que ela não diz é que ela não precisa fazer nada, muitas vezes diz que amamenta e tudo mais (mas eu não acredito muito, não; quem tem filho sabe que é a minoria dos bebês que mamam de 3 em 3 horas, livre demanda é o que mais acontece na realidade de quem amamenta exclusivamente), mas o que elas não falam é que não precisam cuidar de casa, de marido, de filhos, e que na verdade nem do bebê a tal famosa toma conta. Ela tem empregadas, governantas (sorte delas!), babás… Filho é status. É pra se inserir e ser aceita na sociedade.

Aí, mal saiu da cirurgia a famosa está lá, inteirona e DE VOLTA AO TRABALHO!

E a luta que nós, mulheres trabalhadoras, enfrentamos para obter a licença maternidade de 6 meses? Eu fui privilegiada pelos 6 meses, e achei pouco.

Mas tive que ouvir de várias pessoas, a maioria homens e sem filhos que, se a fulana estava pulando em cima do trio elétrico com 2 meses de operada, eu (e toda a mulherada comum) era preguiçosa, estava querendo levar vantagem, me aproveitar do empregador, e muito mais.

Entenderam o que eu reclamo.

Se a mulher cuida do bebê ou não, se nem olha na cara do filho, é problema dela e da família dela. Se ela prefere correr, malhar com personal trainer, ir pra spa, e deixar o bebê recém-nascido com a babá, não me diz respeito.

Mas depois de uma conquista tão importante (a Licença Maternidade de 6 meses), ver certas coisas me dá raiva da fulana.

Assim como a maioria das mulheres eu não tenho (e nem quero ter) babá, mas quero um tempo mínimo para poder criar vínculos com minha cria, esse é um direito conquistado muito tarde, e foi uma batalha muito dura para quem lutou por isso durante anos, não merece ser desperdiçado assim.

Acho que se a “famosa” não vai ajudar, devia ficar na dela, não atrapalhar  quem precisa de lei pra garantir seus direitos.

Esta entrada foi publicada em licença maternidade, Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

