Hoje é o dia da prevenção à alergia

Sabiam que hoje é o dia de prevenção à alergia?

Como asmática e alérgica a muitas coisas eu me interessei muuuuuuito!

Uma leitora do blog enviou essa sugestão e acho que será útil a muitas mães que navegam na rede!

“Hoje, 7/5, é Dia da Prevenção da alergia e uma das mais comuns entre os bebês é a alergia ao leite de vaca: 1 em cada 20 bebês tem alergia ao leite. Os sintomas podem ser vômitos, cólicas, diarréias, erupção cutânea, eczema, prisão de ventre, urticária (placas avermelhadas na pele), chiado no peito, coriza, coceira no nariz e olhos. Como esses sintomas são comuns há várias doenças, pode ser que o pediatra tenha dificuldade em fechar o diagnóstico rapidamente.

E quanto mais demora o diagnóstico, mais prejudicial é para a criança. A alergia ao leite de vaca pode levar a baixo ganho de peso, de altura e desnutrição, que por sua vez pode prejudicar o desenvolvimento neuromotor.

O tratamento existe e é baseado em dieta com exclusão total do leite de vaca e derivados. Como o leite que as mães ingerem passa pelo leite materno, a mãe deve continuar amamentando e fazer dieta sem leite de vaca e derivados. Porém, quando a mãe não tem mais leite materno e seu bebê já consome fórmulas à base de leite de vaca ou leite de vaca in natura, o bebê deve parar de consumir o leite e trocar por dietas especiais hipoalergênicas.

As dietas hipoalergênicas mais recomendadas são as extensamente hidrolisadas (eficazes em 90% dos bebês) e as de aminoácidos (eficazes em 100% dos casos). A soja ainda é muito utilizada, porém tem alto risco de falha e não tem sido recomendada pelas sociedades médicas para os bebês muito pequenos.

Uma confusão muito comum é achar que alergia ao leite e intolerância à lactose são a mesma coisas: mas não são, e o seu diagnóstico, tratamento e evolução são diferentes.

Para ajudar as mães a entender sobre essa alergia, foi criado o site Alergia ao Leite de Vaca, que traz conteúdo sobre a alergia ao leite e também possibilita a troca de informações com outras mães. É esse endereço que gostaríamos de divulgar, com o objetivo de informar a maior quantidade de mães possíveis.”

Um obrigada gigante pra Ana Flávia!
Aproveitem e pesquisem nos tags (ao lado) mais informações sobre o leite de vaca!

imagem daqui: http://www.ahau.org/uploads/RTEmagicC_leite_02.jpg.jpg

Anúncios
Esta entrada foi publicada em alergia, alimentação infantil, leite de vaca. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s