Qual a melhor hora de ir pra escola?

Pra mim???? Nunca!!!!
Não é bem assim, é que eu bem que queria ficar com minha filha o dia todo, mas o que fazer quando não tem jeito, os pais precisam trabalhar e não tem com quem deixar a criança?

Estou engatinhando nos estudos da antroposofia e da pedagogia waldorf, mas pelo pouco que já li, entendi que o ambiente ideal pra criança até os 3 anos de idade, e principalemte no primeiro aninho de vida é em casa, com a família.

Mas e quando não tem jeito mesmo, a volta ao trabalho é inadiável, inevitável e insuportável?

Eu passei por isso, voltei a trabalhar quando minha pequena tinha 8 meses, mas ainda conseguimos nos arranjar e ela ficou mais 2 meses em casa, com o pai e as avós se revezando, mas é muito, muito triste…

Muitas pessoas contratam babá, mas eu não conhecia ninguém de TOTAL confiança, e na minha cabeça eu ficava pensando naqueles casos de agressão que aparecem nos telejornais, quando os pais instalam câmeras escondidas, sabem?
Além disso eu pensava que, muitas vezes, eu que era mãe ficava sem paciência, imagina uma pessoa estranha, que não é parente?
Não dava, não consegui contratar babá!

Pra minha família a melhor saída foi procurar uma escola, mas até achar uma escola, foi uma via sacra!
Eu já tinha em mente dois jardins waldorf, coincidentemente pertinho de casa, mas um deles a diretora nem quis me receber pois ela só aceitava bebês maiores de 2 anos; no outro não deu certo, por diversos motivos. E o preço do jardim era muito além das minhas possibilidades!
(se alguém quiser indicação dos jardins waldorf, deixa um comentário que eu respondo)

Então se as minhas opções mais “humanizadas” não deram certo eu tinha que procurar.
Fui em umas 15 escolinhas e escolonas próximas de casa, e achei uma que me agradou muito, que foi o Kindergarten Guilherme Tell.
É uma escola alemã, então tem muitos dos elementos presentes nas escolas waldorf, o que me agradou muito!
A alimentação é toda feita lá, não entra doces (no máximo bolo simples feito lá mesmo), nem industrializados, o suco é natural (é, não sou a favor de sucos, mas se for dar, que seja natural!), o cardápio semanal é enviado antecipadamente e qualquer restrição imposta pelos pais é respeitada (eu sou a chata-mor, peço que não dêem nescau, ovo, requeijão e outras coisas, rs!), tem sempre arroz, feijão, legumes, verduras, carnes, frutas… enfim, o cardápio já me fez abrir um sorriso!
E quando eu descobri que lá não tinha televisão! Aí eles me ganharam! Digo isso porque foi a única escola que não tem a “hora do desenho”, até mesmo pros bebês de 4 meses, acreditam?
E o parque, os bichos, a área livre! É lindo!

Ah, como eu disse, é uma escola alemã, então os pais podem optar por um segundo idioma, mas não significa que eles vão alfabetizar a criança lá, não! (ah, eu sou contra alfabetização antes dos 5 anos, esqueci de dizer!!!!)
A introdução a um novo idioma é feito de maneira lúdica e sem obrigações, sem lição de casa, é feita cantando, nas festas, desenhando, sem pressão, sem neuras!

As professoras e auxiliares são atenciosas, simpáticas e muito competentes, além da minha filha adorar todas elas!

Sei que não é o ideal, mas não entendo também como terceirizar a educação da minha filha, ela fica um período na escola, o pai ou a avó buscam, ela fica outra parte do dia em casa, e, exceto esse período da escola, ela fica por nossa conta!
Tenho várias indicações de escolas que outras amigas deixam seus filhos, assim que achar posto numa mensagem.

Sei que muitas mães vão me condenar por deixar minha filha na escolinha, mas é uma necessidade, não posso abrir mão da minha carreira, não me sobram muitas alternativas, e entre deixar a criança em casa, sem atividade adequada, com um parente que vai encher minha filha de porcarias (não é meu caso, mas sei que avós e tias a-do-ram dar guloseimas pros netinhos), vai deixar ela na frente da televisão (mesmo que sejam programas educativos, acho que tem um limite, deixar numa ocasião ou outra é uma coisa, mas deixar todo dia, não concordo, e sempre escapa uma novelinha…), ouvir músicas inadequadas, falar palavras erradas, prefiro a escola, assim posso escolher o ambiente com atividades e alimentação controladas, hora do sono, uma rotina estabelecida, tudo isso.

Mas como tudo na vida, são escolhas, e todas elas geram consequências.
Cada um que seja feliz com sua escolha e que aceite o que elas causam.

Esta entrada foi publicada em educação, escolas com as etiquetas , . ligação permanente.

3 respostas a Qual a melhor hora de ir pra escola?

  1. Catherine, obrigada pela sua visita e pelos elogios. Em relação ao seu post eu concordo plenamente. Entre deixar a criança em casa sem ter o q fazer e deixar num ambiente q seja produtivo para ela, eu fico com a segunda opção!!Sucesso e feliz 2010!!Bjs,Clarissa N. Cunha Mello

  2. bbzsinlove diz:

    Sei que parece contraditório, mas fui criticada por mais de uma pessoa, falando que era um absurdo eu deixar minha filha na escola, que criança pequena tem que ficar em casa com a família, concordei e me senti até culpada, mas apenas até descobrir que a maioria das mães, avós e tias deixam os pequenos vendo TV, e a desculpa é que são programas educativos (da TV Cultura, da Discovery Kids), mas são crianças bitoladas, viciadas nos DVD's, e familiar é cheio de dar porcaria pra eles comerem. Prefiro não correr o risco!Obrigada!Estou caminhando e aprendendo muito!

  3. Catherine!Eh impressionante como me identifico com vc! Toda vez que leio os seus posts eu penso "é isso mesmo! CONCORDOOO!!" Eu tb estou indo atras de infomraçoes sobre a metodologia Waldorf e Montessoriana (a proposito, adorei o post sobre o quarto sem berço! Aqui tb adotamos a cama compartilhada e nao fiz o quartinho de bebes com todos aqueles "frufrus", alias, este vai ficar para esse ano e as suas dicas foram a saida logica e educativa que queremos adotar aqui! Beijo grande pra vc : )

Deixe uma Resposta

