Lanchinhos para bebês

Muitas mamães são como eu e não se rendem a guloseimas como danoninhos, gelatinas, refrigerantes, biscoitinhos… outras ficam na dúvida, ir com a maioria ou se manter firme e fazer cara de paisagem para os comentários alheios…
Se você é uma dessas esse humilde post é a sua cara!

Algumas vezes achamos difícil inventar lanchinhos e substituições às guloseimas… Será que fica mesmo?
O primeiro passo é não ter essas coisas em casa. É incoerente pais que só comem “porcarias” não darem essas coisas para o filho!
Ainda falta muuuuito pra eu ter uma alimentação “saudável” de boca cheia, mas eu estou caminhando pra isso e espero criar hábitos saudáveis pra minha filha!

Leia o que eu faço pra manter a “linha” em casa:

GELATINA X AGAR-AGAR
Em substituição à gelatina, que todo mundo pensa que é super saudável, mas tem muitos corantes e conservantes SIIIIMMM, mesmo que os fabricantes omitam nas embalagens, além de ser de origem animal, e por isso mais provável causar alergias, está o AGAR-AGAR! Por ser de origem vegetal (algas, se não me engano), tem menos chances de causar alergia, não precisa de geladeira, fica consistente em temperatura ambiente, e pode adicionar suco de frutas natural!

SUCOS X ÁGUA e SUCOS X FRUTAS
O dilema dos sucos… eu quase não dou suco pra minha filha… Primeiro por que ÁGUA é muito mais saudável, e é um hábito que nós devemos criar desde bebê, senão a pessoa cresce um adulto que não toma água!
E os sucos, tudo bem que é melhor que nada, mas não é melhor que água, nem melhor que a fruta.
Explico: o suco é a fruta “empobrecida”, sem as fibras, e dependendo do suco, oxida e perde vitaminas e outros nutrientes; outra coisa, por exemplo, se a pessoa fosse comer a fruta, comeria uma ou duas, mas no suco, ela acaba ingerindo mais do que se fosse comer. Será que consegui me fazer entender?
Acabei de achar esse artigo aqui do Dr Alexandre Feldman!!!

PÃES E ALIMENTOS INTEGRAIS
Sobre os pães, eu prefiro os integrais, e FAÇO PÃES EM CASA!!!!
Já na gravidez, pra diminuir os enjôos e azia, passei a comer apenas alimentos integrais, então comprei uma panificadora doméstica, dessas que vendem pela televisão.
(tá, eu sei que não é a mesma coisa que fazer a massa, esperar crescer, mas é melhor que o da padaria!)
A minha máquina já tem 2 anos, e está firme e forte!
Compro os ingredientes na zona cerealista (vou no Empório Roots ou na Vivenda a Vida) e tenho pãozinho integral fresquinho todo dia (ou quase todo dia!).
Minha bebê sempre comeu pão e arroz integral, numa boa!

RECHEIOS
E o que por no pão????
Aí vão várias dicas:
* requeijão (eu prefiro se for caseiro! Mas minha mãe precisa fazer pra mim);
* manteiga ou ghee (manteiga clarificada);
* geléia natural, sem açúcar (a Laura ama, pede “mamãe, pão éia!”);
* peanut butter, que é a pasta de amendoim (em casa é nossa nova mania, “peanut butter & jelly”, mas o bebê só gosta da geléia mesmo);
* queijos;
* azeite e sal, em casa chamamos de fofoquinha, adoramos;
* ricota temperadinha com ervas, sal, azeite, limão (lembra meus tempos de barro branco…);
* ovos mexidos (pra quem come ovo, a Laura nunca comeu por que atrapalha o sono);
* mel, para bebês com mais de 2 anos;
* e o que mais você conseguir imaginar!

Edição após a publicação:
REFRIGERANTES: não vou nem comentar, né? Merece pena de morte quem dá refrigerante pra criança!

CHÁS: poxa, não tenho hábito de tomar chá… nem tenho dicas pra dar! Fico devendo essa!

LEITE DE VACA: hmmm muito controverso, não queria dar leite de vaca (na verdade não queria dar outro leite que não fosse o meu) mas por motivos familiares não resisti e deixo que ela tome… mas agora ela toma um leite de garrafinha, menos pior que o de caixinha e que o leite em pó… menos pior que o de leite de soja também.

e o mais importante:
O LEITE MATERNO DEVE SER O ÚNICO ALIMENTO DOS BEBÊS ATÉ OS 6 MESES DE VIDA, E O ALEITAMENTO DEVE SER MANTIDO, NO MÍNIMO, ATÉ OS DOIS ANOS DE IDADE!!!!

Esta entrada foi publicada em alimentação infantil, dicas naturais, saúde com as etiquetas , , . ligação permanente.

2 respostas a Lanchinhos para bebês

  1. oi cath, cheguei aqui pelo mamiferas, devoro todos os posts e comentarios sobre cesáreas e concordei com o seu hoje…o site da pat feldman tbém é um grande guia, Caetano está começando a comer e eu me desdobrando pra fazer sempre tudo em casa e com carinho e qualidade, ontem vi uma mãe dando refri e coxinha pra um bb de mais ou menos 1 ano!!!! e disse, ah, fora de casa não tem jeito e tal…eu tbém estava fora de casa com bananas e agua na bolsa, ué?!vixe como faleibjo

  2. bbzsinlove diz:

    Eu acompanhei seu TP pela materna, senti bastante qdo acabou em cesárea, mas a sua foi mesmo necessária, né? Diferente do que se vê por aí…Obrigada pelo comentário, sei que~crio umas polêmicas de vez em quando, mas digo que é fácil alimentar um bebê naturalmente, se a família apóia, pq quando a família sabota, é fogo! Eu tento, tento, tento, e às vezes a fam´lia dá aquela pisada na bola…Mas co o tempo todo mundo passa a entender e colaborar, se a gente não ceder nas primeiras investidas!Bjo!

Deixe uma Resposta

