"Pink stinks" – Abaixo a ditadura do rosa!

Esse post era mais conveniente na época de natal, de troca de presentes, de comprar, comprar, COMPRAR!!!!!!! Ele estava metade pronto, mas eu mudei aqui, ali, lá, Aí li esse post da Kathy no Mamíferas (não to conseguindo linkar, mas tem na lateral!!!)… então ainda é muito válido!

É… a cultura do rosa vai muito além das roupas, apetrechos, utensílios e brinquedos!
Segundo duas mães inglesas, esse processo de “rosificação” extrapola a cor e atinge aspectos mais profundos como a obsessão pela imagem, pelo que é superficial e o marketing voltado para o público infantil, principalmente feminino, que estimula o consumismo desenfreado.

Leia a matéria aqui e visite o site Pinkstinks (é em inglês, mas nada que o google não resolva).

Esse assunto veio no momento certo!

Eu sou do contra, sempre fui, continuo sendo e acho que não vou mudar muito, não!

A questão do rosa me incomoda bastante… nunca fui muito fã do look “rosa total”, mas também não detesto, não abomino a cor, mas tendo uma bebezinha, praticamente 90% do armário dela ERA cor-de-rosa e lilás.
Digo ERA pois foi o enxoval “ganhado”.

Bom, adeptos da “não-intervenção”, optamos por não furar as orelinhas da minha princesa (é, não pusemos brinquinhos nela, mas isso é assunto pra outro post, já rendeu muito nas listas de discussão), então todas as vezes que saíamos com ela sem estar vestida de rosa ou lilás, ou com um laço no cabelo alguém perguntava “qual o nome dele?” e quando respondíamos a pessoa sempre ficava com cara de “ué”, mas mesmo assim, conforme vamos renovando as roupinhas variamos bastante as cores.

Não acho certo separar tudo que é de menina e de menino pela cor!
Nas lojas de brinquedos é um horror, muitos brinquedos unissex vem nas versões “colorido” (para meninos) e “tudo rosa” (para meninas), isso quando nem tem na versão simplesmente “colorido”, pra separar o tipo de brinquedo que é apropriado para meninas apenas.

Vou dar um exemplo que muitas talvez me condenem: carrinho de bonecas.
Muitos meninos gostam de brincar de levar bichinhos ou até mesmo bonecas no carrinho (como os pais fazem com eles mesmos, oras!), mas se alguém já achou um carrinho que não fosse rosa, me avise, pois eu e muitas mães de meninos nunca viram. Tá, a solução é o carrinho de supermercado para crianças, mas não é a mesma coisa!

Roupa também. Tem pais que não colocam camiseta rosa em seus filhos, mas eu acho que existe sim roupa “feminina” e roupa “masculina”. Mesmo para bebês e crianças.
Existem modelos de roupas para meninos que podem ser cor-de-rosa, por que não?
Desde que o modelo seja masculino, o corte, eu não vejo problema!

Outra coisa que não gosto são os personagens! Afe! Até irrita, tudo o que você vai comprar tem um personagem gigante na frente! Aí eu me recuso a comprar! Simplificando muito, acho que a criança não deve ficar “presa” a um personagem, deve ter liberdade para criar, para imaginar, para brincar com tudo.
Acho que nós como pais temos o dever de variar, de dar oportunidade pra criança diversificar, conhecer e saber que sempre existem muitas possibilidades, que ela não precisa ficar presa àquela personagem, por mais educativo que seja.

Digo isso pois sei que chega uma idade que eles vão ter suas preferências, vão querer ter o que os coleguinhas tem, sei que não vou poder segurar pra sempre, e espero criar minha filha de maneira que ela tenha liberdade e goste das coisas por ela mesma, e não por que a televisão diz. Espero criá-la de forma que ela saiba que é livre para criar, imaginar e fazer o que quiser!

Voltando no assunto das cores, até por uma questão de praticidade (como a maioria das mamães) prefiro cores neutras pras coisas do dia-a-dia (carrinho de passeio, bebê-conforto, brinquedos, roupas básicas), mas procuro variar e escolher sempre coisas mais bonitas, confortáveis, adequadas à idade e com preço razoável!

Não sei se viajei muuuuuuuito, me diga então o que vocês acham!

Esta entrada foi publicada em comportamento com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

