Coletores menstruais

Nossa, estou sumida do blog, muito trabalho!!!!
Sei que não tenho muitos leitores, mas aos poucos que visitam meu querido bloguinho, meu pedido de desculpas!!!!

Desde a gravidez eu fiquei meio neurótica pesquisando alternativas mais naturais para viver, não que eu tenha alcançado meu objetivo, ainda não sou uma pessoa “verde”, mas melhorei bastante!

Nessas minhas pesquisas e discussões nas listas que participo, descobri uma maneira diferente de passar pelo período da menstruação, sem agredir o meio-ambiente e mais natural para o meu próprio corpo: os coletores menstruais!

Num primeiro momento admito que achei meio estranho, até meio nojento, mas o que pode ser mais nojento que um absorvente, seja ele interno ou externo? Confesso que depois de ler sobre os coletores (sim, ler apenas, porque ainda não fiquei menstruada, já cantamos parabéns de 2 anos para minha “não-menstruação”) os absorventes comuns me pareceram mais “nojentos” que os coletores!

O coletor menstrual é um “copinho” de silicone que é introduzido na vagina, e o fluxo menstrual fica armazenado nele. Num período entre 4 e 8 horas (ou menos, vai da mulher, né?) deve ser tirado, lavado e reintroduzido.

Dura anos!

A parte boa é que não precisa jogar nada no lixo, não gera resíduo, e como o sangue não entra em contato com o oxigênio, não fica com mau cheiro!

Eu descobri a existência dos coletores ainda durante a gravidez, mas só agora (mais de uma ano depois do nascimento da minha filha) é que a provável da volta da menstruação me fez lembrar que precisava de um destes! Já pedi a uma amiga que é comissária pra trazer um pra mim!Assim que testar posto aqui a experiência, enquanto isso indico links pra vocês conhecerem e comprarem, se agradar!

O Mooncup é feito na Inglaterra, o Diva Cup é americano e o Lunette é feito na Finlândia.
Vende também no Guia Vegano.

E no Blog Vida Verde também tem bastante coisa sobre o assunto, além desse ótimo texto da Silvia Schiros.

Esta entrada foi publicada em coletores menstruais, dicas naturais, divulgação, eco com as etiquetas , , . ligação permanente.

3 respostas a Coletores menstruais

  1. Cath,
    Meu contato com os tais coletores é parecido com o seu, conheci pelas listas e li a respeito, mas não me convenci a usar, ainda. Voltei a pensar no assunto porque o coletor acabou de começar a ser fabricado no Brasil por uma materna (acrescenta ai nos seus links): http://www.misscup.com.br
    Aliás, dois aniversários já? Uau! A minha voltou quando Arthur tinha entre 9/10 meses.
    Bjs

    • bbza diz:

      Dani, se contar com a gravidez fiquei 2 anos sem menstruar, e não achei ruim, não!
      Mas o Green Donna é fabricado no Brasil também, não é?
      Eu aprovei, acho que vc devia tentar! E depois diz como foi a experiência!

  2. Pingback: Novo coletor menstrual! | Mãe Natural

Deixe uma Resposta

