Mais um pouco sobre vacinas

Pra falar mais um pouquinho sobre vacinas (já aviso que hoje acordei meio xiita! Ainda mais depois de ler este post maravilhoso da Pérola).

Sempre que converso com alguém e surge esse assunto, eu sempre acabo ouvindo a mesma frase: “eu dou todas e ainda pago as particulares!”, e eu sempre pergunto se a pessoa pesquisou para que serve cada uma das vacinas, se leu alguma coisa sobre as doenças, sobre a fabricação das vacinas e o modo que elas atuam no organismo, sua eficácia na prevenção das doenças. A verdade é que fora do círculo “maternamatricevacina_veritas” nunca encontrei um pai ou uma mãe que se importaram em pesquisar.

Acho muito coerente com o estilo de vida das pessoas; na gravidez a mulher não se preocupa em ouvir seu corpo, em sentir a gravidez, não lê sobre o parto… a preocupação da maioria é com o enxoval, o quartinho, o chá-de-bebê, brinquedos e apetrechos caros e desnecessários*. Não se lê sobre o parto, não se questiona nada, o que o obstetra diz é acatado e ponto final. Após o parto ou cirurgia (sim, cesárea não é parto, é cirurgia!), geralmente eletiva, antes do tempo certo, previamente marcada para uma data conveniente para o médico e para a qual a mulher vai devidamente maquiada e penteada, o bebê sofre um monte de intervenções, vai pro berçário, toma leite artificial e o que se ouve é que “a mãe deve aproveitar as últimas horas de sossego”. Quando vai pra casa nem todas amamentam, quando tem problemas poucas procuram orientação e os pediatras receitam fórmulas (leite artificial) pra todos os bebês e já iniciam introdução de outros alimentos (sucos, frutas) com 3 ou 4 meses e ninguém questiona! E quando o bebê está próximo de completar o 1º aninho de vida já começa o questionameto sobre o fim da amamentação: “nossa, já tem dente e ainda mama!”

Para uma sociedade acostumada a não questionar, a não pesquisar, a não ler, a não se informar sobre nada, é realmente muito coerente que não se informe sobre as vacinas.

Vou dar um exemplo bem claro: a vacina contra hepatite B, que é dada na maternidade, e nem questionam os pais se poderiam ou não poderiam vacinar o bebê. Voce sabe como se contrai essa doença? Basicamente pelo sangue ou por contato sexual. A menos que a mãe seja portadora da doença e possa transmitir para o bebê no parto ou na cesárea (nesses casos é sim recomendado!), não tem motivos pra se vacinar um recém-nascido! Quer ler mais sobre “A vacina e a Hepatite B”, clique aqui!

Nos Estados Unidos tem um movimento de pais muito forte relacionando a vacina MMR (ou tríplice viral sarampo, caxumba e rubéola) e o autismo Leia mais aqui.

Aqui você encontra algumas considerações gerais sobre vacinação, e aqui um texto que diz “Fabricante de vacinas financia campanha”.
No site da Pat Feldman também tem muito material sobre vacinas.
E aqui tem vários links.

Resumindo, não tenho nada contra a vacinação, mas acho que deveria ser individualizada, e não do modelo que é atualmente no Brasil.
E você, o que pensa a respeito?

*Nada contra essas coisinhas que eu chamo de “futilidades”; eu também fiz tudo isso, mas só depois de ler muito sobre saúde, gravidez, parto, amamentação, vacinas…

Esta entrada foi publicada em vacinas com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a Mais um pouco sobre vacinas

  1. Debora diz:

    Olá Catherine! Tudo bem? Você faz parte do Vacina Veritas? Por que foi lá que encontrei os artigos que levei para o Forum.Qualquer dúvida, mande-me um email!debora pataro arroba hotmail ponto comBjos!

  2. Dona Flor diz:

    Nossa… uma das coisas que mais me chocou aqui na Alemanha foi ver que a mãe do meu afilhadinho NUNCA amamentou e antes do quarto mês ela começou a dar papinha de potinho. Quando eu falei que achava que não era bom, por não ser natural, ela me disse que "no Brasil pode não ser bom, mas aqui o pediatra indica, porque os produtos são de extrema qualidade". Fiquei com essa cara mesmo que você deve estar fazendo agora! Eu hein.

Deixe uma Resposta

