Amamentação de bebês com fissuras

Esses dias uma amiga me mandou um email perguntando sobre amamentação de bebês com fissuras de lábio ou palato.

Pra falar a verdade eu nunca tinha parado pra pensar nisso, mas fiquei muito feliz por ser lembrada e por ter a oportunidade de aprender mais um pouco sobre isso, além de poder ajudar outra mãe a superar obstáculos.

Bom, fui atrás da informação!

A Vilma Nishi (parteira que ajudou minha filhinha a nascer em casa, que também é especialista em amamentação) disse que é mais trabalhoso, mas que é possível amamentar bebês com fissuras, mesmo fissuras de palato, e disse que a pediatra da minha filha (que também é minha médica homeopata, além de ser especialista em amamentação) saberia indicar outros profissionais especializados, como fonoaudiólogos, e citou o Hospital da USP em Bauru, o Centrinho, referência nesse tipo de tratamento e na amamentação para bebês que nascem com essa má formação.

Outras mamíferas/maternas contribuiram com experiências familiares positivas, reforçando que é possível SIM amamentar um bebê fissurado, antes e depois da cirurgia, e mandaram diversos links explicando o assunto.

Nesse outro link tem fotos lindas de bebês normais mamando em diversas posições, de bebê com síndrome de down e de um bebê com fissura sendo amamentado.

Recebi também esse manual de orientação a pais e cuidadores de crianças com fissuras.

Uma outra querida lembrou que aqui em São Paulo tem o Hospital dos Defeitos da Face (eu passo todo dia por ele e nao lembrei…) que fica na Av. Moreira Guimarães, 699, CEP: 04074-031, telefone (0xx)11 5056-0100, mas não tem site (pelo menos eu não achei).

De qualquer forma, indico para todas as grávidas e mamães que conheço acessarem o blog da Matrice, se inscreverem e participarem do grupo da matrice no “yahoo grupos” e frequentarem os grupos de apoio:

Os encontros do grupo de apoio a amamentação funcionam na “Casa Materna” toda sexta-feira, às 14 horas e são gratuitos!
A Casa Materna também é conhecida como “GAMA” ou “Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde“, na rua Natingui, 380, Vila Madalena. Fica perto do metrô Vila Madalena, cerca de 20 minutos na caminhada e de táxi fica em torno de R$ 7,00.

E fica aqui meu agradecimento a todas as queridas que responderam e ajudaram com informações!

Esta entrada foi publicada em amamentação, fissuras labio-palatais, grupos de apoio, listas de discussão, matrice com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s