Pra quem quer ordenhar e armazenar leite materno

Dicas da lista materna_matrice, que eu usei muito!
(não sei quem postou, quem souber a autoria me avise que eu coloco o nome!)

ORDENHA DE LEITE
pra “descer” o leite, eu não tive problemas, em menos de 24 horas ele estava lá, mas a parteira e muitas mamíferas sugerem “tintura de algodoeiro”.

pra aumentar a produção de leite:
Beba muita, mas muita água (eu bebia 4 litros);
Chá misto da mamãe da Weleda e chá de camomila (sem açúcar);
Água inglesa (uma que é amarga, eu não precisei, mas dizem que é bom);
Eu tomei levedura de cerveja, e consumi bastantes cereais.
Aliás, li em um tópico da lista materna_matrice, há algum tempo, que as índias fazem uma dieta de arroz milho e frango no pós-parto, pra aumentar o leite. Muito sábias!

Relaxe na hora da ordenha;
Não fique ansiosa com o tempo;
Pense no seu filho (olhe uma foto dele);
Tente encontrar o melhor horário para você e não fique preocupada se em uma coleta vier uma quantidade menor que a usual. O melhor horário para fazer uma grande coleta é aquele em que há o acumulo de LM.
O volume ordenhado varia com o humor, com a hora da coleta, se é feito logo depois da mamada ou uma hora antes.

Não estoque grande quantidade no mesmo pote, pois depois de descongelado você não pode recongelar e corre o risco de perder o que não for consumido na hora. Congele em porções que você sabe que a criança vai tomar. Por exemplo, de 100m a 150ml por pote. Você poder colocar os seus 60ml, colocar para congelar e na próxima vez, coletar em outro pote e despejar o novo lote sobre o anterior.

Armazene em potes de vidro com tampa de plástico.

O que pode ser feito também é dar de mamar e esperar um tempo para os peitos se encherem. Tomar bastante água, descansar e ordenhar. Ou inverter, ordenhar antes da mamada. No começo, a gente consegue tirar pouco leite, mas ordenhando sempre no mesmo período, a oferta se ajusta à demanda e passamos a produzir mais, como se fosse criada uma nova mamada.Não tem regra sobre quanto tempo ficar ordenhando. O importante é esperar o reflexo de ejeção, que é aquele formigamento que a gente sente nos peitos, quando o leite sai abundante. Para aumentar a produção, beba muita água! Tem mulheres que ordenham só uma vez por dia, de manhã, por exemplo, ou ocasionalmente, quando ficam muito tempo fora de casa.

Quando eu voltei a trabalhar ordenhava no meio da manhã, no almoço e no meio da tarde. Quando o trabalho aumentou eu passei a ordenhar apenas duas vezes, às vezes uma única vez, dependia de vários fatores.

Sobre dar dois ou apenas um peito.
Não existe regra fixa, cada dupla mãe e bebê é única. Existem alguns fatos comprovados:

1. cada mulher tem uma capacidade de armazenagem que não tem a ver com o aspecto externo do peito (peitão ou peitinhos) e por isso algumas duplas precisam amamentar com maior freqûencia e outras com menor. PORTANTO NADA DE RELÓGIOS.
2. O leite está constantemente sendo produzido e quanto mais o bb mama e “esvazia” o peito… o seu corpo recebe o sinal de que tem de produzir mais leite. Esvaziar o peito é importante para aumentar a produção. Por isso uma mãe que amamenta um pode amanhã amamentar dois… pois ela faz sua produção crescer botando dois bbs famintos no peito. SEMPRE É POSSÍVEL AUMENTAR A PRODUÇÃO.
3. Indica-se manter o bb no mesmo peito por mais de uma mamada quando a mãe precisa esvaziar o peito (e aumentar a produção). Já houve caso da mãe não trocar de peito e manter um bebê esfomeado no mesmo peito “seguindo essa recomendação”… portanto NÃO EXISTE REGRA… cada dupla deve encontrar seu caminho.
4. Para armazenar você vai querer acelerar a produção, e aí existem algumas dicas: o bb é melhor que a máquina, pode botar o bb depois de tirar com a bomba o bb num peito faz jorrar o outro, pode botar os dois juntos de manhã, sem stress é mais fácil tirar – segunda é mais fácil que sexta… para aumentar a produção, inclua uma tirada no meio da noite que a prolactina ajuda olhe para a foto do bb ou simplesmente pense numa paisagem calma… e por fim, na bomba pode ficar até 10 min sem sair nada… e depois voltar a sair leite… portanto, O LEITE DA MAMÃE É INFINITO.

Esta entrada foi publicada em amamentação, ordenha com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s