Pra armazenar o leite materno

Dicas da lista matrice com alguns comentários meus:



ESTERILIZAÇÃO

Para bebês saudáveis (e que não sejam prematuros ou de baixo peso), exceto o frasco coletor e armazenador do leite, todo o resto da bomba não precisa ser esterilizado. Basta sabão, água corrente e um bom enxágüe (pra não ficar resíduo de sabão).


Ficar esterilizando loucamente as partes da bomba é a maior bobagem, primeiro que é uma esterilizarão efêmera (a não ser que em casa tivéssemos toda a parafernália hospitalar para embalar tudo e “manter” a esterilização), segundo que quando tiramos as partes da bomba supostamente estéreis do saquinho pra usar NUNCA usamos luvas estéreis e muito menos fazemos assepsia do peito, certo? Então, basta limpeza, mas não precisa ser estéril.

Pode ser vidrinhos de nescafé mesmo (é o que usam nos bancos de leite), ou de maionese ou de qualquer produto alimentício, a única observação é que tem de ser de vidro e você tem que tirar aquela película de papel que tem no interior da tampa (a tampa tem de ser plástica, não pode ser de alumínio) aí é só aquecer (só tirar o gelo) e está pronto para o uso.

Às vezes o vidro é muito grande e você não enche de uma vez, então, após a 1º retirada coloca uma etiqueta com data e horário e põe no congelador, e pode terminar de encher o espaço com as retiradas subsequentes até um pouco mais da metade do pote, mas não até a boca (senão o vidro quebra no congelador, acreditem, aconteceu comigo). Sempre obedecendo a data da 1º retirada.

Dicas do site “Cantinho da Mamãe” (locadora de bombas para extração de leite):

1- Antes da Retirada do leite:

1 – Lavar com água e sabão neutro, o acoplador, a válvula, a membrana e os frascos, enxaguando em abundância;

2- Esterilizar o acoplador, a válvula e a membrana por 4 minutos e os frascos por 10 minutos em água fervente;

3 – Lavar bem as mãos com água e sabão;

4 – Higienizar a mama com águ;

5 – Desprezar o 1º jato de leite.



2- Como armazenar o leite?

· Para armazenar o leite coletado, utilizar preferencialmente vidros transparentes com tampas plásticas resistentes ao calor, para que possam ser esterilizados em água fervente;

· Identificar os frascos com o dia e a hora que foi feita a coleta;

· Armazenar por um período até 24 hs na geladeira, até 15 dias no congelador;

· Antes de oferecer ao bebê: Retirar do freezer e descongelar na geladeira ou em banho maria, não devendo ser deixado em temperatura ambiente. Manter descongelado na geladeira por, no máximo, 24h.

Atenção: não congelar o leite novamente. A sobra após 24 horas na geladeira deve ser desprezada.



3- Como aquecer o leite?

Panela no fogo, antes de ferver (Começar a fazer bolinhas no fundo da panela), desligar o fogo e colocar o frasco com leite, retirando-o da geladeira.

4- Não ofereça o leite ao bebê em mamadeiras convencionais, pois o bebê poderá largar o seio, optando por um esforço menor.

Vale ressaltar que o movimento exercido pelos bebês que mamam no seio é de suma importância para o desenvolvimento da fala, mandíbula e arcada dentária.

5- No retorno ao trabalho, normalmente o período de ausência é de 08 horas diária, equivalente a 03 mamadas, as quais deverão ser feitas de forma manual ou com bombas, a fim de manter o estímulo parta a produção do leite.

1º mamada : +- 6:00 h da manhã – bebê no seio em casa)

2º mamada : +- 9:00 h da manhã – utilizar o tira leite

3º mamada : +- 12:00h após o almoço utilizar o tira leite

4º mamada +- 15:00 h – Utilizar o tira leite

5º mamada + – 18:00 h Bebê no seio( em casa)

……………………………………………………………………………………………….

RECAPITULANDO:

* Em banho maria, até ficar morninho (quase temperatura ambiente). Quente demais ou fervido ou esquentado no microondas perde as propriedades imunológicas e todos os demais nutrientes, pois o LM são células vivas. Se esquenta demais (ou através do microondas), estas células morrem, perdendo sua função.

* Descongele e amorne a quantidade exata para a mamada: após aquecido, não pode recongelar.

* Para esterilizar, o que sugerem é ferver o recipiente durante 5 minutos no mínimo e 15 no máximo, mas eu só lavo bem. Até hoje nunca aconteceu nada e ela está cada dia mais saudável (e sem frescura). Só esterilizava os potes de vidro, pois como armazenava por dias, era necessário que estivessem livres de bactérias.

* Quanto à validade:

– No máximo 6 horas em temperatura ambiente (acredito que na bolsa térmica fica um pouco quente pra armazenar, pois o leite já sai aquecido do peito, correndo o risco de azedar).

– 24 horas na geladeira.

– 15 dias no congelador ou freezer.

– Após tirar do congelador ou freezer, 24 horas ou um pouquinho mais. Eu deixava descongelar na geladeira da noite para o dia depois colocava o vidro em banho maria (fora do fogo) com ele ainda tipo “sorvete” (pois na geladeira não descongela tão rápido) e terminava de descongelar.

Importante descongelar apenas a quantidade que será dada ao bebê. Leite congelado não pode ser recongelado.

Uma das dicas muito importantes é que basta fazermos algumas anotações (1 semana) e podemos montar um plano de amamentação com os horários previstos para ajudar qualquer pessoa que tome conta de nossos bebês a se organizar.”


Esta entrada foi publicada em armazenar, leite materno, ordenha com as etiquetas , , . ligação permanente.

Uma resposta a Pra armazenar o leite materno

  1. Yona diz:

    Você é médica ? Qual seria a sua formação e especialização ?Francamente, seria bem interessante rever o texto e se informar melhor sobre os riscos de apenas lavar e sobre o armazenamentos em si. Não é porque você é uma "mãe natural" que as outras mães devem deixar de ter cuidados ao meu ver como médica , imprescindiveis até o primeiro ano.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s