Crianças agitadas, crianças desafiadoras

Aqui começa uma série de postagens sobre crianças birrentas, desafiadoras, agitadas.
São dicas do Dr. Harvey Karp (“O bebê mais feliz do pedaço” e “A criança mais feliz do pedaço”), muito úteis.
Como já escrevi num post mais pra baixo, nem tudo esá nos livros, mas algumas dicas ajudam muito!

ENJOY!

CRIANÇAS AGITADAS

1. Esteja ao ar livre o quanto for possível. Oportunidades de queimar energia e brincar ao ar livre são importantes.
2. Faça uma troca periódica dos brinquedos. Mantenha alguns disponíveis e guarde outros. Eles parecem mais interessantes depois de não terem sido usados por um tempo.
3. Garanta o descanso do seu filho. Crianças ativas muitas vezes resistem ao sono por serem tão excitáveis por qualquer coisa que estejam fazendo. Quanto mais cansados estiverem, mais difíceis de lidar.
4. Divirta-se. Implorar e ameaçar não adianta. Você obterá mais cooperação oferecendo opções e requisitando a ajuda dele do que dando ordens.
5. Faça da sua casa “amiga da criança”. Remova enfeites que quebram facilmente, coisas valiosas e coisas onde se possa tropeçar.
6. Tenha limites, poucos, mas firmes. Crianças ativas têm problema com excesso de limites, mas também com inconsistência em reforçar os limites. Você pode relaxar as regras – mas quando fizer, tenha certeza de que ele entendeu que é uma exceção, não uma mudança à regra.
7. Evite excesso de estímulo. Por algumas horas antes de dormir, diminua as luzes, ligue um barulho calmo para distrair e evite música alta ou TV.
8. Tente não reagir exageradamente a cada insulto ou tapa. Só porque seu filho está agindo como se fosse primitivo, não significa que você deva fazer o mesmo.
9. Tenha muitas cartas na manga para manter seu filho ocupado. Por exemplo, tenha à mão, atividades que produzem pouca bagunça, como giz de cera com papel e massinha de modelar.
10. Ensine à criança habilidades sociais. (“O amigo pode emprestar a bola se você pedir a ele educadamente com um grande sorriso”).
11. Ensine a ele palavras para expressar seus sentimentos: “Você está agindo desse jeito às vezes porque está com fome. Quer um lanche?”
12. Pratique técnicas de acalmar-se para desenvolver a habilidade de retornar à situação sem explodir.
13. Use a “psicologia reversa” para ajudar seu filho “do contra” quando ele quer fazer exatamente o oposto do que você quer. “NÃO ! Não coma esta maçã, por favor!


Seis instrumentos básicos
Segundo Dr. Karp, os seis instrumentos básicos para fazer o trabalho do pai/mãe mais fácil (100 vezes mais fácil):

-Mostrar respeito: depois do seu amor, é o que seu filho mais quer;
-Elogiar: elogios ajudam a mudar gentilmente o comportamento do seu filho para melhor;
-Falar através da “porta secreta” da mente do seu filho: crianças pequenas odeiam palestras, mas eles prestam atenção em tudo o que escutam quando não está sendo dito diretamente a eles;
– Desenvolver a auto-confianç a da criança: jogos estimulam a auto-confianç a;
– Encorajar a paciência: ensine seu filho a esperar – aos poucos;
– Oferecer recompensas: algumas vezes é o que falta para haver mais cooperação.

Como mostrar respeito quando falar com a criança pequena?
– Sorria, olhe olho no olho;
– Sente-se, ajoelhe ou abaixe-se de modo que seu rosto esteja abaixo do nível da criança;
– Incline-se para a frente, na direção do seu filho;
– Escute-a com interesse, sem interrompê-la;
– Responda-a imediatamente;
– Peça permissão para dar conselhos. Faça isso até com a criança pequena. Ela pode não entender as palavras, mas vai apreciar o tom respeitoso da voz.
“Crianças pequenas prestam mais atenção à nossa linguagem corporal do que às nossas palavras”.


Psicologia Reversa

“A partir de 18 meses de idade, nossos pequenos adoram nos desafiar. Isso faz com que eles se sintam poderosos e permite que eles nos mostrem independência. Usar esta tendência a favor dos pais é o que se chama “psicologia reversa” (antigamente chamada de “psicologia da criança”).
Claro que nenhuma técnica vai funcionar 100% das vezes, mas para crianças com tendência desafiadora é geralmente divertida e eficaz. Permite que meninos e meninas “poderosos” cooperem enquanto ainda estão mantendo seu orgulho e seu respeito próprio.

Eu penso que é uma mensagem alternativa porque enquanto as crianças estão ocupadas rejeitando o pedido óbvio dos pais, o pedido “escondido” fura a barreira delas. A vantagem da psicologia reversa é que permite às crianças simultaneamente reafirmarem sua personalidade desafiadora e fazer as coisas que os pais querem que ela faça. Todo o mundo ganha!


O sistema fast -food para crianças até 4 anos

Dr. Karp sugere aos pais de crianças até 4 anos a regra do sistema “fast-food”. A gente passa no drive-through e pede um hamburger e um milk shake de morango.
O que a atendente responde no alto-falante?
– “Nossa, que preguiça de cozinhar, hein? Não sabe que esta comida é gordurosa? Custa 4 dólares.”
Não, ANTES de dizer a parte dela (o preço), ela REPETE a ordem. “Um hambuger e um milk shake de morango?” E depois diz a parte dela (o preço).

Ele sugere que quando a criança chega protestando, dando chilique, a gente repita, na linguagem dela, o que ela disse. Isso tudo mostrando no rosto o sentimento que ela tem no momento. Então, com uma cara de tristeza, repetir após o que ela contou: “você perdeu seu ursinho? Perdeu! Que pena”.
E só depois dar uma sugestão “a Mamãe ajuda você a procurar, quer?” Ao invés de na hora dizer logo “não precisa chorar, a gente compra outro depois, deixa para lá, não chora não.”

A expressão facial conta muito mais que as palavras. Ele sugere que os pais abusem de gestos, caretas,expressã o corporal exagerada QUANDO as crianças estão agindo mal. Nos outros momentos, pode-se falar com elas normalmente.

Esta entrada foi publicada em crianças agitadas, crianças desafiadoras, Dr Harvey Karp, educação, limites com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Crianças agitadas, crianças desafiadoras

  1. Eliane diz:

    adorei ter lido,irei tentar por em prática as dicas. pois estou precisando de organizar alguns conceitos de meu lar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s